segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DIVINDADE PAMBU NJILA - KIUÁ NGANA PAMBU NJILA! (VIVA O SENHOR DOS CAMINHOS!) - KIUÁ NJILA!


Falarei sobre a Divindade Pambu Njila, não de raças ou qualidades, pois no culto e tradição religiosa dos povos Bantu, que é diferente da tradição dos povos Nagô Yorubá, não temos raças nem qualidades e sim Divindades específicas, únicas e independentes, cada qual ocupando seu próprio caminho na natureza e também no universo.

Nossos Minkisi (Plural de Nkisi) e nossos Akixi (Plural de Mukixi) em África Bantu, eram cultuados e ainda são em algumas poucas regiões africanas, de forma separada, cada Divindade é cultuada e adorada em sua própria tribo e ou região, não sendo cultuada mais que uma Divindade por aldeia, tribo, região ou comunidade.

Apesar de todas as Divindades pertencerem ao grande conjunto dos povos Bantu, (Panteão Bantu) as diferenças existem e foram mantidas aqui no Brasil, pois devemos saber que temos Divindades de origem Kongo (Nkisi - pl. Minkisi) e Divindades de origem Angola (Mukixi - pl. Akixi), que fazem parte do mesmo conjunto de povos e regiões denominados Bantu, porém existem diferenças nos nomes das Divindades, nas línguas e nos cultos!

Por vários fatores, o culto religioso as Divindades de origem Afro Bantu, tiveram mudanças em nosso país, pois aqui cultuamos em uma única casa (inzo) diversas Divindades, ou seja, Divindades que eram únicas e absolutas em suas tribos, hoje no Brasil, dividem uma mesma casa, um mesmo espaço físico com várias outras Divindades, e com isso, criamos aqui no Brasil, o que muitos chamam de "CLÃ" familiar...Divindades parecidas, porém diferentes, que possuem caminhos no universo e natureza com algumas semelhanças, passaram à ser cultuadas num mesmo espaço (tribo), formando assim, uma espécie de grupo familiar.

Darei um exemplo mais comum de Divindades semelhantes: Tauami, Nguzu, Kabila, Mutalambo, Mutakalombo, Kongo Bila e outras.... São apenas Divindades parecidas, mas não iguais, por serem caçadoras, que são cultuadas na mesma casa (inzo) e muitas vezes no mesmo "quarto", onde Divindades de origem Kongo, se misturam com Divindades de origem Angola, mantendo o laço por pertencerem ao grande conjunto de tribos e povos Bantu (PANTEÃO BANTU).

Voltando à Pambu Njila, essa Divindade masculina da cultura Bantu, é comparada por muitos erroneamente, ao Orisá Esú dos povos Nagô/Yorubá.

O elemento de Pambu Njila é o fogo (Tubia), Divindade que conhece todos os atalhos, todos os caminhos e está com seu filho em todos lugares que ele possa ir, pois não há portas fechadas para essa Divindade.

Essa Divindade Bantu, está ligada diretamente aos caminhos, estradas, fronteiras, ruas, vielas, becos, encruzilhadas, atalhos, subidas, descidas, enfim... essa Divindade está em todos os movimentos de ligação de ir e vir, de mudanças, novos rumos, recomeços e etc...

É o Senhor dos Caminos (Ngana Pambu Njila), tendo muita importância nos rumos que escolhemos para nossas vidas.

Ele é o intermediário é quem faz a ligação entre os seres humanos e os outras Divindades de nossas nações religiosas. Na língua KIMBUNDU, a palavra PAMBU, tem o significado de encruzilhada, atalho, fronteira e a palavra NJILA, significa caminho, estrada.

A encruzilhada para os nativos Bantu, possui sentidos mágicos, representa o centro do universo, onde a mesma retém grande força energética. A encruzilhada é a cruz dos povos Bantu, simbolizando vários caminhos, diversos sentidos, indo e vindo, ligando o Bantu à diversas escolhas e dando novas oportunidades na vida, através de novos caminhos.

Pambu Njila é, e sempre será o primeiro à ser louvado e homenageado. Ele come, bebe e recebe homenagens e louvações primeiro que qualquer outro Nkisi/Mukixi, pois é ele quem guarda (kanzenzu), a porta da casa (inzo) de Angola e também tem a função de avisar as outras Divindades da cultura Bantu, que as cerimônias religiosas terão seu início.

Essas Divindades masculinas têm seus assentamentos (kunda) nas portas de entrada dos templos de Angola e Kongo Angola, para que justamente guardem, zelem e vejam todos que entram para o ritual de candomblé.

Sobre os colares (masanga) ritualísticos dessa Divindade, normalmente usamos as cores vermelho e preto fosco, mas essas cores são oriundas de misturas entre culturas de nações diferentes que ocorreram aqui no Brasil, essa questão hoje se difere de raiz para raiz.

Em África Bantu, existem registros que a cor que simboliza a Divindade Pambu Njila, é o cinza, mas existe grande dificuldade para encontrar missangas nessa tonalidade, além disso, não se tornou tradição aqui no Brasil. Também é usado para essa Divindade em África, o vermelho cristalizado e o branco transparente. Essas cores simbolizam os opostos, sendo o vermelho, o fogo e o branco transparente, a água (mas essas questões sobre as cores que menciono, não são de costume em nosso país).

Essa Divindade masculina, atua na musculatura, no tônus muscular, na potência e vigor do físico.

Espero que o relato acima possa ajudar a esclarecer sobre essa Divindade da cultura religiosa Bantu, tão confundida e mal interpretada por muitos aqui no Brasil, sendo até mesmo confundido erroneamente com a entidade Pomba Gira da Umbanda... Um verdadeiro absurdo, que devemos nos manter atentos as essas situações inventadas de formas inconsequentes.

domingo, 14 de dezembro de 2008

NKISI NKOSI - LUNA KUBANGA MUETO - NKOSI Ê! = AQUELE QUE BRIGA (GUERREIA) POR NÓS!



NKOSI = LEÃO

Nkisi Nkosi, Divindade Bantu de origem Kongo, é comparado erroneamente ao Orisá Ogum dos Nagô Yorubá.
Nkosi =Leão - na língua kikongo dos povos Bakongo (plural de Kongo).
Divindade com seus campos de atuação na natureza e universo, ligados a agricultura, pastorear animais, as estradas e caminhos, no sentido de abrir, andar para frente, ir em frente e também é muito admirado e louvado por sua coragem, por defender seus filhos e os fracos e indefesos.
No culto e tradição religiosa dos povos Bantu, nossas Divindades são únicas e independentes, não existindo raças e nem qualidades, por isso temos Divindades ligadas às situações citadas acima (agricultura, pastorear, caminhos, coragem, batalhas, a forjar e etc....) cada uma ocupando seu espaço individual na natureza...
Nkosi....Aquele que guerreia (briga) por nós, por seus filhos, pois traz consigo a nobreza da defesa, de defender os indefesos através de sua coragem!
Na língua Kimbundu (dos Angolanos), Divindade é chamada de Mukixi/Mukisi (plural - AKIXI) e para os angolanos, a Divindade semelhante ao Nkisi Nkosi (dos Congoleses), é conhecida, chamada e cultuada, pelo nome de "Hoxi ou Hoji", que também significa "Leão" (do Kimbundu).
Hoxi ou Hoji, é conhecido em África Bantu pelos nativos Angolanos como " o leão devorador de almas".... Divindade temida por muitos nativos Angolanos!
No culto de origem Bantu, quando um filho (mona ou muana) é confirmado (Kundula) para o cargo de kambondo e recebe o nobre título de Tata Pokó (pai da faca) aqui no Brasil, e se sua cabeça (mutuê) pertencer à Nkosi ou Hoxi, DEPENDENDO DA RAIZ, ele realmente fará jus ao seu título, será uma referência na casa (inzo) à qual pertence, pois Nkosi ou Hoxi são os donos das armas de corte e ferramentas agrícolas como: faca, facão, foice, enxada, pá, tesoura, punhal, navalha e etc...
Nas casas (jinzo) religiosas das nações Kongo Angola e/ou Angola, a casa (inzo) de Nkosi ou de Hoxi, onde se cultuam seus assentamentos (kunda), são exclusivas para eles, uma vez que esses Minkisi e/ou Akixi, não admitem dividir suas casas com outras Divindades!
O campo de atuação dessas Divindades no corpo físico e na natureza humana é o plexo solar, nos desejos, emoções e raciocínio.
OBS: A forma de culto postada nesse texto, muda de raiz para raiz, pois falo de uma forma geral dos cultos Bantu à essas Divindades, não separando por tradições das casas ou raízes em nosso país.

sábado, 13 de dezembro de 2008

NKISI KATENDE - KIGUÁ NGANA KATENDE.... KIUÁ



KATENDE......KIGUÁ NGANA KATENDE!
Katende (Ka = pequeno - Tende = lagarto - Pequeno Lagarto)...
Essa Divindade se assemelha em alguns aspectos com o Orisá Ossayn da cultura Nagô Yorubá, apesar dessa comparação ser equivocada!
Essa comparação surgiu aqui no Brasil e é feita por nossos próprios adeptos e por pessoas de outras culturas religiosas!
Os cultos de origem Bantu, sempre tiveram o costume e a tradição de serem muito fechados, sendo assim, a falta de conhecimento fez com que essa Divindade fosse tida como o senhor das folhas sagradas e comparada ao Orisá Ossayn dos Yorubá.
A Divindade responsalvel pelas folhas, plantas e ervas sagradas, pela manipulação e segredos das mesmas é o Mukixi Manipanzu ou Muanipanzu de origem angolana, porém como disse acima, nosso culto é fechado e o culto a essa Divindade é restrito!
O Nkisi Katende é o protetor dos animais das florestas, principalmente os de pequeno porte e também os répteis.
Essa Divindade dos povos Bantu, tem grande importância para a fauna do planeta e também na proteção e manutenção dos animais selvagens das florestas.
Divindade do retiro, vive isolada de tudo e todos, bem no interior das matas e florestas, também é conhecido como a Divindade protetora dos jacarés.
Possui o poder absoluto sobre os repteis e aninais selvagens de pequeno porte das florestas, com isso, estabelece-se a germinação das mesmas!
Esse Mukixi atua nos caminhos da saúde física e mental do ser humano.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NGUZU//MUTAKALOMBO


Nguzu e Mutakalombo, falaremos sobre essas duas Divindades e não de outras Divindades semelhantes, pois as Divindades do panteão Bantu, diferem-se dos Orisá (Orixás) Nagô/Yorubá. Nossos Minkisi e Akixi não possuem raças nem qualidades, são únicos e independentes..... Como já foi dito na primeira postagem sobre Pambu Njila, lá em África Bantu, nossas Divindades eram cultuadas e louvadas por regiões, cada tribo cultuava uma única Divindade..... aqui no Brasil, por necessidade, nossas Divindades passaram a ser cultuadas em uma unica casa (INZO) e assim grupos familiares de Divindades parecidas, acabaram surgindo, pois foi necessário o culto das mesmas em uma mesma casa (Bakisi), em um mesmo espaço físico.
Nesse grupo de Divindades semelhantes, existem Divindades que caçam em terra, que caçam em água, que pescam, que pastoreiam animais, que estão ligadas a agricultura, no plantio e também na colheita, assim sendo, são atribuídos a esses Deuses, o poder sobre ter ou não, os alimentos necessários para o abastecimento das tribos...... são louvados e evocados para que a tribo seja abençoada, com a fartura dos alimentos e também com a carne da caça!

Cada uma dessas Divindades são únicas......Se diferem também em suas origens, pois temos Divindades oriundas do Kongo e outras Divindades oriundas de Angola.
No caso da Divindade Nguzu das tradições Bantu, essa Divindade é comparada erroneamente em alguns aspectos ao Orisá Oxossi dos Nagô Yorubá-Ketu.

Por ser uma Divindade caçadora (Mukongo), abastece com fartura de carnes o povo de sua tribo.... "o mukongo (caçador) que se alimenta da própria Mutakalomba Xitu (carne de caça)".
Os nativos Bantu que tinham Nguzu como seu Deus, antes de saírem para tentarem a sorte nas florestas em busca da caça, faziam louvações e ofertas a essa Divindade para que suas empreeitadas nas florestas fossem coroadas de êxito, e assim sendo poderiam abestecer toda tribo em abundância.

Divindades que habitam as florestas (Nfinda) e montanhas (Mulundu)....
Divindades conhecidas entre os nativos Bantu, como os SENHORES DA ESCURIDÃO, pois seus reinos ficam no interior das densas florestas, onde, devido a intensa vegetação e árvores gigantescas, os raios do sol não penetram.

Divindade hábil/astuto (Uarimuka). Quando toma seu filho em possessão, sua mukini (dança - bailado) se dá a impressão que está em plena caça.
Nguzu e Mutakalombo (O grande caçador), estão ligados a força dos caçadores e caça, para a subsistência através da alimentação dos povos Bantu, através da carne.

Divindade que atua na base da espinha, é nela que se situa a parte do equilíbrio.

NZAZI - A KU MENEKENE USOBA NZAZI! (SALVE O REI DOS RAIOS!) - NZAZI Ê A!


NZAZI (O SENHOR DOS RAIOS)
Seu nome se origina da palavra Nzaji, que quer dizer raio, razão pela qual essa Divindade está associada ao fogo, bem como intimamente ligada aos trovões, raios e as pedras segmentadas formadas pelo choque causado pelas descargas elétricas naturais, ao tocarem o solo.
Nzazi é comparado erroneamente por muitos, com o Orisá Xangô (Sango), dos Nagôs.
Ainda dentro das idéias religiosas Afro Bantu, quando em uma aldeia uma casa é atingida por um raio, a família é banida da comunidade, pois acreditam que tal fato ocorreu devido à erros graves cometidos por aquelas pessoas.
Também é atribuída à essa Divindade o sentido da justiça, de modo à punir severamente os falsos, traidores e criminosos, muitas vezes até com a morte.
Essa Divindade dos povos Bantu, atua com ênfase no mundo psíquico dos seres humanos.
TRECHO DA MATÉRIA QUE ESCREVI PARA A REVISTA ORIXÁS, EDIÇÃO DE NR° 13.

NSUMBU/KAVUNGU - NGANA KAVUNGU MATEBA KUKALA KUIZA! KIGUÁ KAVUNGU - O SENHOR DOS MISTÉRIOS ESTÁ CHEGANDO! EU ESTOU A SEUS PRÉSTIMOS NSUMBU/KAVUNGU!


KAVUNGU / NSUMBU
Divindades consideradas Deuses da terra entre os povos de origem Bantu!
Tradução da palavra Kavungu = Mistérios.
Ngana Kia Kavungu (Senhor dos Mistérios).
Essas Divindades de culto Bantu, são comparadas erroneamente com os Orisá Obaluwayê/Omolu dos Nagô Yorubá.
Divindades ligadas aos tubérculos (raízes comestíveis) e aos cereais, razão pela qual são louvadas e cultuadas como (Grandes Senhores da Terra), devido sua importância perante a comunidade, tendo ainda sobre seus domínios muitas folhas comestíveis.
Essas Divindades estão intimamente relacionadas com os processos das epidemias, segundo conceitos Bantu, entretanto, também estão sob seus domínios a cura para estes males, atuando como verdadeiros médicos (Kimbanda, Musaki, Ndongixi) para as comunidades Bantu.
Recebem nomes que se diferenciam de uma região para outra, como: Kavungu, Nsumbu, Kinkongo, Kaviungu e outros.
Muitas pessoas entendem que esses Minkisi e Akixi dependendo dos povos e regiões onde são cultuados, são disseminadores de doenças, tanto endêmicas como epidêmicas, tendo o poder de quando corretamente evocados de saná-las, agem também interferindo positiva ou negativamente nas doenças da pele e dos ossos e nas emanações do corpo físico como morbidez, dores e outros males como a varíola, catapora, sarampo, sendo que muito de suas ervas sagradas atuam nas curas destes males.
Manifestam-se diretamente no baço e atuam sobre os ossos dos seres humanos.
TRECHO DA MATÉRIA QUE ESCREVI PARA A REVISTA ORIXÁS, EDIÇÃO DE NR° 13.

KITEMBU/NTEMBU.... NZARIA KITEMBU - KITEMBU IO! ( GLÓRIA KITEMBU - KITEMBU DO TEMPO!)

A palavra Kitembu ou Ntembu pode ser traduzida como VENTO EM MOVIMENTO, por este motivo a Divindade que recebe este nome está diretamente ligada às mudanças climáticas, portanto o título de TATA NZARIA (Pai dos Climas).
Está Divindade também é conhecida em algumas regiões de língua Kimbundu pelo nome de ABANGANGA, APANAGANGA, MAVULU, MAVUNGU, NZALÚ, SANGOLE, assim como em regiões do Kongo recebe nomes como MPEVELU, MPEMO, LUVEVUMUKU, MUELA.
Segundo os povos de língua Kimbundu, essa Divindade está ligada ao cultivo de inúmeras plantações, proporcionando condições favoráveis para a semeadura e colheita.
Age influenciando nas direções dos ventos, nas marés, no controle das chuvas, nas mudanças climáticas, em especial nas abruptas, de modo que os plantios são sempre feitos após consultar essa Divindade, que de certo modo atua na subsistência alimentar tribal, razão pela qual muitos aqui no Brasil, lhe atribuem erroneamente o nobre títulos de Rei da Mbutu (nação) Angola.
É a Divindade da vida, do crescimento e da evolução.
Kitembu/Ntembu é o grande pai dos povos Bantu, é homenageado em todas as Jinzo (casas) da nação Angola, com um mastro bem alto, com uma bandeira branca na ponta, simbolizando a Mpemba, que quando balança como o vento, indica a direção que os povos Bantu devem seguir. CONSIDERADO O GRANDE PAI (TATA) e NÃO O REI (SOBÁ), como muitos no Brasil afirmam!
Kitembu atua sobre as funções digestivas e respiratórias dos seres humanos.

Nas questões relacionadas ao uso da BANDEIRA BRANCA, muda de raiz para raiz..... Assim sendo, algumas fazem o uso da mesma, outras não!

Segundo conceitos Bantu, essa Divindade rege as quatro estações do ano:

VERÃO..............NTEMBU MURINGANGA
OUTONO..........NTEMBU APANANGA
INVERNO.........NTEMBU MAUÍLA
PRIMAVERA....NTEMBU MUÍLU


TRECHO DA MATÉRIA QUE ESCREVI PARA A REVISTA ORIXÁS, EDIÇÃO DE NR° 13.

HONGOLO = ARCO-ÍRIS - NGANA KALABASA - HONGOLO LE!



DIVINDADE HONGOLO

A palavra Hongolo significa Arco-íris é oriunda do Kimbundu (língua Angolana)
É comparado erroneamente por muitos, ao Orisá Osumaré dos Nagô Yorubá. Segundo conceitos Bantu, essa Divindade está diretamente ligada ao equilíbrio do próprio planeta, fazendo a ligação energética entre o céu e terra através da água que vem do céu para terra e da água que retorna da terra para céu.
Para nós é uma Divindade masculina única e individual, diferentemente de Osumaré dos Nagos, que é um Orisá que se divide entre macho e fêmea, recebendo bichos dobrados e usando dois Keles.
Atua sobre o emocional dos seres humanos e domina predominantemente as partes sexuais masculinas.

Kiuá Hongolo....

Nzambi beka Muvó.





ZUMBA - KIUÁ MAMA IXI KUZULA ! ( VIVA A MÃE DA TERRA MOLHADA! ) - ZUMBA Ê, ZUMBA !


ZUMBA
Vista como a mais velha das divindades femininas, sendo reverenciada como KUKU UA MUHATU (AVÓ), o que é denotado no temperamento as vezes meio rabugento de suas filhas, embora, a grandeza do coração, humildade e responsabilidade, sejam inimitáveis.
Suas filhas às vezes apresentam um ar um tanto mórbido, que disfarça sua vitalidade e força interior, que mascarando uma certa lentidão, não deixa transparecer o alto domínio na execução de suas tarefas, que são realizadas com muito esmero.
Seus cultos se direcionam para lagos e lagoas de águas salobras e para suas respectivas flora e fauna.
Guardam os segredos da longevidade e das transformações de um modo geral.
Divindade que é comparada erroneamente por muitos, com o Orisá Nanã do povo Daomeano!
Essa Divindade tem grande atuação na defesa imunológica do corpo humano.
O nome Zumba quer dizer Eclipse... Esse é um dos fenômenos onde Zumba atua e representa! Eclipse da lua e não do sol.

Uma de suas saudações: KIUÁ NENGUA IXI ONOKÁ DIZANGA, ZUMBA! (Salve velha senhora/sacerdotiza da terra molhada das lagoas, Zumbá!)

KAIANGO//MATAMBA//BAMBULU SENA MVULA.....





KAIANGO//MATAMBA//BAMBULU SENA MVULA

Apesar de serem Divindades que consideramos da mesma família, são distintas e únicas, com seus campos de atuação diferenciados na natureza, planeta e universo..... Muitos não conhecem essas diferenças e as cultuam sempre da mesma forma e jeito!

BAMBULU SENA MVULA, dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo Angola, essa Divindade recebe na maioria das regiões onde tem seu culto (MUSAMBU) a designação honorífica de MAM'ETU MUNJINDA, que quer dizer NOSSA MÃE DAS TEMPESTADES, em razão de estar implicitamente ligada aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos que estão associados a DIVINDADE NZAZI - SENHOR DOS RAIOS E TROVÕES, com isso para que esses fenômenos naturais das tempestades ocorram, a união na atmosfera dessas Divindades (BAMBULU SENA MVULA e NZAZI) ocorre normalmente.
Realmente existe ligação, pois o campo de atuação dessas Divindades na divina natureza caminham juntos na atmosfera, ou seja, a Divindade BAMBULU SENA MVULA como seu próprio nome diz, é a chuvas e os ventos do céu, que ocasionam as tempestades e Nzazi, os raios e trovões.
Bambulu Sena Mvulu carrega o LEQUE/ABANO (KUBUKA) que simboliza os ventos e como consequência as chuvas e tempestades.

Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, está associada a Divindade Ntoto uá Zaba, pois a mesma possui ligação direta com Nvumbi (espírito de morto), pois o corpo (Mukutu) é devolvido a terra. A mesma carrega o chicote de rabo de cavalo (MUKILA) - KETU = IRUEXIM.

A Divindade MATAMBA, essa carrega a espada (KINJANGU) pois tem a ver com a guerra e o fogo (TUBIA) diretamente!! Também para alguns povos de origem Bantu, possui o crédito de ter participação na criação do mundo, quando tudo era fogo em brasas e depois se fez a união com BAMBULU SENA MVULA,  trazendo o resfriamento através dos ventos e a transformação para o estado sólido.
Matamba é comparada erroneamente ao Orisá Iansã dos Nagô/Yorubá.
Essa Divindade age de maneira incisiva nas cordas vocais dos seres humanos.

Njila Kiambote...

NVUNJI - NVUNJI KUKULA PAFUNDI - KIUÁ NVUNJI ! ( NVUNJI ESTÁ FELIZ - VIVA NVUNJI!)

NVUNJI
Divindade masculina que apresenta um temperamento jovial, que traz um título de nobreza chamado de IZUJI TAMALAKÁ, que quer dizer ALEGRIA QUE VEM DO ALTO.
Através de suas energias, atuam os encantados conhecidos como Kauele e Kafioto, tendo a principal função de trazer o reequilíbrio das funções vitais dos filhos após o ato de possessão de seu Nkisi/Mukixi, principalmente nos iniciados com menos de sete anos de obrigações.
Tem como seu principal elemento o AR.
Podem e devem ser iniciados com rituais de feitura na cabeça, quando for o caso.
Possui forte influência sobre determinadas glândulas cerebrais dos seres humanos.

SAUDAÇÃO: KIUÁ NVUNJI PAFUNJI MABASA, KIWÁ!

DIVINDADE NDANDALUNDA - NENGUÁ MAZA MAZENZA

NDANDALUNDA//DANDALUNDA
Divindade ligada as tartarugas e peixes de águas doces, representa o encontro das águas entre dois rios, o que muitas vezes causa o fenômeno chamado de POROROCA.
Ndandalunda em algumas regiões Bantu de língua Kikongo, é conhecida por ter forte ligação com a lua e sua influência no ser humano com suas fases (nova, cheia, crescente, minguante).
Essa Divindade é muito comparada erroneamente com o Orisá Osún dos povos Yorubá.

Nas culturas religiosas dos povos Bantu, existem Divindades com características semelhantes, mas de procedências distintas, Congolesas e Angolanas.
O nome Ndanda e/ou Danda se origina de uma raiz (DANDÁ DA COSTA), a palavra Ndanda do Kimbundu, significa "PLANTA DA QUAL SE FAZ ESTEIRA", seriam Divindades de origem Angolana da aldeia de Lunda, porém Divindades que atuam no mesmo campo da natureza, mas que são oriundas das terras do kongo, são chamadas de NDANDALUNDA.
O termo DANDA na língua Kikongo, significa BANHAR..

No culto Bantu no Brasil, as Divindades pertencem a um mesmo "clã familiar", porém são distintas em seus campos de atuações e ao contrário do que muitos imaginam, Ndandalunda não representa toda água doce do planeta. Existem outras Divindades distintas do mesmo clã familiar, que correspondem a essa representação da natureza.
Ndandalunda exerce fortes influências nas gestações dos animais e dos humanos, apenas na fase de gestação, pois a procriação e fertilidade pertencem a Divindade Lembá.

Suas filhas geralmente são pessoas de baixa estatura e perfeitas para ocuparem o cargo denominado de KOTA RIFULA, cozinheiras das comidas sagradas (Makuria Nzambiri), dentro das casas de culto Bantu, por terem grande facilidade e talento para cozinhar.
Suas aparências gentis, doces e frágeis, escondem uma forma metódica e explosiva em seus comportamentos quando provocadas.

NDANDA LUNDA ........ Atua no equilíbrio das funções endócrinas dos seres humanos.
Uma de suas saudações: KIUÁ NENGUA KUABEKO AMAZI!

DIVINDADE SAMBA KALUNGA ...

SAMBA KALUNGA/KUKUETU
Divindade das grandes águas, isto é, dos mares e oceanos, tida segundo a visão afro Bantu como o útero do planeta, gerador de todas as espécies, inclusive a raça humana...
Exerce fortes influências sobre a fauna e flora marinha!
Considerada uma grande mãe poderosa dos seres e de inúmeras outras Divindades, governando com sabedoria o seu vasto reino de águas salgadas, onde outras Divindades da cultura e tradição religiosa Bantu, também reinam nesse universo marinho, cada uma dessas Divindades governam em campos diferentes e individuais. Divindades que atuam na superfície, outras nas profundezas, outras sobre as ondas, outras na beira da praia, outras no equilíbrio do sal e etc...
Essa Divindade é considerada o útero do planeta, pois no principio da criação tudo era água e bem depois surgiu a terra e as bactérias que deram inicio a vida do planeta. Primeiro a flora e depois a fauna e num processo evolutivo através do animal, bilhões de anos depois, surgiu o homem. A maior prova de tudo isso é, se fizermos um teste de DNA em um fio de nosso cabelo, encontraremos os elementos da natureza em nosso corpo..... Água, cálcio, sal, ferro, fósforo, potássio e etc...
Isso comprova, que nossa formação também é oriunda da natureza, essa natureza que é a essência e alicerce do planeta criado por Deus (Nzambi Mpungu).

SAMBA KALUNGA detém o nobre título de MAM’ETU MAZA MA MÚNGUA, que quer dizer: Nossa mãe da água salgada.
Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Iemonjá dos povos Nagô Yorubá.
Suas filhas são empreendedoras, dinâmicas, belas e inteligentes, expandindo simpatia e amor sem discriminações a ricos ou pobres.
Essa Divindade atua de forma precisa na glândula pineal dos seres humanos.

Uma de suas saudações: KIUÁ KUKUETU, MAM’ETU IA MAZA MÚNGUA, KIUÁ!

LEMBÁ DIÁ NGANGA - KALA EPII ! SAKULA LEMBÁ..... KIGUÁ!!

LEMBA DIA NGANGA//LEMBA FULAMA//LEMBA MUANI
A grande Divindade masculina do panteão afro Bantu, exprime a claridade emitida pela luz solar, estando o nascimento do sol diretamente ligado a vinda desta magnífica Divindade a terra, estando a mesma relacionada ao nascedouro da inteligência (KILUNJI) humana.
Essa Divindade Bantu é comparada erroneamente por muitos, ao Orisá Osalá dos povos Nagô Yorubá, comparação desnecessária, pois Lembá é uma Divindade de tradição, culto e adoração dos povos de origem Bantu e o Orisá Osalá é uma Divindade de culto e tradição dos povos Nagô Yorubá, portanto Divindades diferentes, povos, línguas, costumes, fundamentos, rituais e cultos religiosos diferentes.
O campo de atuação de LEMBÁ no universo e na natureza, está ligado também de forma direta, a procriação e a fertilidade.
Quando da ocasião dos recolhimentos para a realização das obrigações e rituais, suas rezas (DIAMBU)) costumam ocorrer as 06:00 horas, hora do nascimento do sol que passa a iluminar o dia incidindo seus raios sobre o planeta.
Lembá é a Divindade da claridade, da luz, o que se torna evidenciado na preferência de sua cor branca, representativa da pureza e da paz que transmite aos seus adeptos.
Senhor da grande sabedoria e dos domínios sobre as espécies, em especial, a raça humana.
Essa Divindade atua diretamente sobre a glândula hipófise dos seres humanos.

SAUDAÇÃO: KALA EPI SAKULA UEMBU LEMBA DIÁ NGANGA! KIGUÁ!