sexta-feira, 29 de maio de 2009

Apresentação = Ubekelu

Minha mama Maza Kesi
Meu nome escolhido por meus pais carnais é Marcos e meu nome espiritual dado por Mukumbi é Kiretaua.
Sou nganga (sacerdote) dos cultos religiosos das tradições Kongo Angola, dos povos Bantu.
Fui iniciado por Mam'etu Maza Kesi na "Inzo ia Ndandalunda" na cidade de Santos, litoral paulista.
Agradeço à todos que visitam esse blog, pois o objetivo do mesmo é a divulgação dos costumes, das tradições e da cultura religiosa dos povos Bantu, com suas nações e raízes plantadas no Brasil.
Aproveito para postar uma frase em Kimbundu......... Kuxi anga ku maulu, eme ngi Ngola, Ngola katé kufua! (Na terra ou nos céus, eu sou Angola, Angola até morrer!).

Makuiu iaonso...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ISABA NZAMBIRI - FOLHAS SAGRADAS

A religião afro Bantu, com seus cultos aos Minkisi, faz uso em seus fundamentos das folhas e ervas sagradas provenientes da natureza viva e seu uso é de extrema importância em todos os seus rituais religiosos.
Postarei algumas folhas e ervas sagradas respectivas à cada Nkisi

FOLHA = KISABA.......plural – ISABA (Kimbundu)
FOLHA = EKAIA......plural – MAKAIA (Kikongo)

ISABA NZAMBIRI
(Folhas Sagradas)

PAMBU NJILA
BAVU KISASA = Palmatória do mato.
TUBIA = Cansação.
NZINGAPÉ = Folha do dendezeiro.
DULULU = Fedegoso macho.
ULUKAJI = Tamarindo.
MUKAJU = Cajueiro.
MUMANGO = Mangueira.
BAÍKI = MAMONA (Roxa).
XIKUKUNILA = Jaqueira.
MUXERI = Fruta-pão.

NKOSI
MUEKI RIZANGA = Cana do Brejo.
NDUKU NGULU = Bredo de Porco.
MUMANGO = Mangueira.
NGUMBA = Corana.
NZINGAPÉ = Folha do Dendezeiro.
MABAIÁ = Balieira.
Ó SINKÔSI = Espada de SÃO JORGE (redonda)
PÓKÓ NKOSI = Nativo Verde.


KONGO BILA//NGUZU// MUTAKALOMBO
UZINDUNGO = Erva do Oxossi
Ó SINKÔSI = Espada de São Jorge (redonda)
PÓKÓ NKOSI = Nativo verde
KAMUSOSO = Cipó chumbo
IANGU Njila = Erva de Passarinho
MASÂNGO = Folha do milho
RIÉ = Folha de coqueiro

KATENDE
KAMUSOSO = Cipó chumbo
MUEKI RIZANGA = Cana do brejo
NZIGAPÉ = Folha do dendê
IANGU NJILA = Erva de passarinho
NGAII = Berdoeja
NZINDUNGO = Erva de Oxossi

NZAZI
BUBILO = Parasita
KINGOMBÔ = Folha do Quiabo
DISU DIEMBÊ = Olho de pombo
KIRIMA = Cajazeira
TOLÓ = Arueira
OXI = Pinhão de praia
TUBIAXÓ = Coco de Maroto
LUNDO = Coité

KAVUNGU//NSUMBU
BUTANU = Cinco chagas
IANGU NJILA = Erva de passarinho
DULULU = Fedegoso
BAMBI = Cordão de frade
MBONGO = Alecrim
NZINGAPÉ = Folha do dendê
BAIKI MUNDELE = Mamona branca
ULUKAJI = Tamarindo
MUKAJÓ = Cajueiro
NGAII = Berdoeja
MUMUNIE = Umbaúba

HONGOLO
MUMANGO = Mangueira
XIKUKUNILA = Jaqueira
KINEMA = Canela de velho
DIMI SANJI = Língua de galinha
MUKAJÓ = Cajueiro
N'SEKITA = Corana.

ZUMBA
MUMANGO = Mangueira
BUTANU = Sete Chagas
NGAII = Berdoeja
DULULU-ATU = Fedegoso Fêmea
MUXERI = Fruta-pão
ULUKAJI = Tamarindo
MBONGO = Alecrim
IANGU NJILA = Erva de Passarinho
LUNDO = Coité
MUMUNIÊ = Umbaúba

NVUNJI
HEA = Maracujá
KITARI = Marcela do Campo
KIRIMA = Cajazeira
RISUMBA AVULU = Colônia
KULU SANJI = Capim Pé de Galinha
KITULA = Lirio Cheiroso
TOLÓ = ARUEIRA
OXI = Pinhão Roxo

KAIANGO//MATAMBA
ITEI = Arnica
KITANDU = Samambaia do Mato
KIBUBILO = Parazita
TUBIAXO = Coco de Marôto
KIRIMA = Cajazeira
RITANGA = Folha da Abóbora
MUMUNIE = Umbauba
KEIE = Mãe Boa
KIMGOMBO = Folha do Quiabo
* Também usa-se para essa Divindade, folhas de pitanga e erva de Santa Bárbara.

DANDALUNDA
BUDANDÁ = Samambaia de jardim
NSIE = Alfavaca de cobra
MAKO DANDÁ = Palma do lago
RISUMBA = Alfavaca cheirosa
KITARI = Marcela do campo
TAMBUKA-KA = Manjericão miúdo
RISUMBA AVULU = Colônia
KUXIMA = Folha da costa (saião – macaça – oriri)
IANGU DIEMBE = Erva Pombinha (Quebra Pedra)

KUKUETU//SAMBA KALUNGA
KUXIMA = Folha da costa (saião)
ANGÔ = São João
RISUMBA AVULU = Colônia
TAMBUKA-KA = Manjericão miúdo
NJEBIA = Folha do Rio
MULUNGU = Neve branca
MAJENDE = Hortelã
UANDANDA IA FUTA = Véu de mimo
KAMUKETE = Cavalinha
MAMA PUENA = Mãe boa
NSEBU KIA KALUNGA = Musgo marinho

LEMBÁ DIA NGANGA//LEMBÁ MUANI
ANGO = São João
KITULA = Lírio cheiroso
KUXIMA = Folha da costa (saião)
TULULU = Tapete
TAMBUKA = Manjericão
RISUMBA AVULU = Colônia
RIALU = Folha da fortuna
KUAZA = Urtiga branca
MESU IA NZAMBI = Olhos de Deus
AUÓTE IA MUJINHA = Folha de algodão (algodoeiro)
NSIÊ = Alfavaca de cobra

*ALGUMAS FOLHAS USADAS PARA NVUMBI
Bananeira, mamona branca, urtiga branca, bambu, erva de passarinho e amora.


domingo, 24 de maio de 2009

MAKURIÁ NZAMBIRI KIA MINKISI (COMIDAS SAGRADAS DOS MINKISI)

As pessoas perguntam o porque das tradições religiosas Bantu e Nagô sendo diferentes, em relação aos seus povos, cultos, costumes, fundamentos, línguas, vestimentas, Divindades, etc..., porque as comidas e ofertas sagradas seriam iguais??
Digo que com certeza existem diferenças, mas de certa forma também semelhanças!!

As diferenças existem nos nomes dos pratos, nos nomes das comidas e iguarias e nas rezas (jingolosi/Asambe)..... pois são línguas e costumes diferentes, também é diferente o modo do preparo e os recipientes onde serão colocadas as comidas para a oferta (kibane).
Na cultura dos povos Bantu, diferentemente da cultura Nagô Yorubá não se usa louça, pois a mesma é de origem européia.
A tradição dos nativos Bantu antecede a descoberta da louça e as comidas sagradas (Makuriá Nzambiri), são servidas no barro, em cabaças, madeira ou até mesmo utilizando-se de folhas de mamona branca (baiki mundele) e banana (dihonjo), pois nossos Minkisi são os próprios elementos da natureza, a própria energia que emana da mãe natureza (Mam'etu Utukilo), dispensando assim o uso de quaisquer utensílios que não sejam de origem natural.

Nas questões das semelhanças, além do fato das misturas que existem em muitas casas de Angola com os cultos Nagô Yorubá/Ketu, fazendo assim um cardápio erroneamente único, existem as semelhanças na própria África, que falarei a seguir.

As semelhanças já existiam em África, no plantio de seus alimentos e também nos costumes alimentares, que são bem semelhantes em todo continente africano, talvez assim tenha surgido essa igualdade nas ofertas das comidas aos Deuses e Divindades, pois a mesma mandioca e os mesmos grãos que eram plantados em Benin (hoje Nigéria), também eram plantados em Luanda e Mbanza, os dendezeiros eram abundantes em todo continente e o mel adoçava toda África.

Postarei agora, comidas sagradas (Makuriá Nzambiri) dos Minkisi conforme as tradições dos povos Bantu, sendo uma receita para cada Nkisi.

NKUDIÁ NZAMBIRI IA PAMBU NJILA
(Comida Sagrada de Pambu Njila)
NOME DO PRATO: EBEGU
Prato preparado com fubá de arroz cozido em água e sal até formar uma papa, que depois de cozida será adicionada a uma farofa de azeite de dendê, o produto obtido será juntado às carnes cruas das obrigações realizadas para Pambu Njila, sendo tudo colocado em pratos (malonga) aos pés do assentamento desse Nkisi.

KUDIA NZAMBIRI IA NKOSI
(Comida Sagrada de Nkosi)
NOME DO PRATO: OKELELE
Feijão fradinho pilado ou passado em moenda, temperado com folhas de hortelã, coentro, cebola (lúmbua) ralada e azeite de dendê.
A massa obtida será enrolada em forma de pequenas bolas, colocadas em folhas de bananeira e cozidas em vapor de água.
Serão servidas em vasilhas de barro forradas com folhas de mamona branca (baiki mundele).

KUDIA NZAMBIRI IA MUTAKALOMBO
(Comida Sagrada de Mutakalombo)
NOME DO PRATO: MASAMBALA
Prato preparado com canjiquinha de milho vermelho cozida em água e sal, temperado com coentro, alfavaca e cebola (lúmbua) ralada. Depois de bem cozida, colocar em vasilha de barro forrado com folhas de mamona.
Enfeitar com amendoim torrado (Ngiguba), fatias de goiaba (Kimbambule), coco ralado e cipó barba de velho ou cipó chumbo (kamusoso)

KUDIA NZAMBIRI IA KATENDE
(Comida Sagrada de Katende)
NOME DO PRATO: KIKUA NI KIBABA
Comida feita com milho vermelho cozido ou torrado no azeite de dendê (maji ma ndende), colocado em vasilhame de barro forrado com folhas de mamona, tendo por cima uma batata doce cozida aberta ao meio horizontalmente e ao seu redor fatias de goiaba (Kimbambule) e fumo de rolo (kifuke ia kupunda) desfiado, tudo regado com mel de abelhas.

NKUDIA IA NZAMBIRI IA NZAZI
(Comida Sagrada de Nzazi)
NOME DO PRATO: KIBOLO
Prato preparado com quiabos cozidos em rodelas não muito finas, temperado com sal, cebola ralada, folhas de louro e camarões (makosa) secos.
Depois de bem cozidos, pôr em vasilha de madeira e adicionar uma papa feita com farinha de arroz ou farinha de acaçá (mukunga), podendo nesta comida serem misturadas as carnes dos animais que foram utilizados nos rituais para essa Divindade.

KUDIA NZAMBIRI IA KAVUNGU//NSUMBU
(Comida Sagrada de Kavungu)
NOME DO PRATO: KUSUANGALA NI DIHONJO....
Prato preparado com pirão de arroz, temperado com folhas de maravilha, louro, mastruço, cebola ralada e sementes de coentro piladas, um pouco de pimenta da costa e azeite de dendê. Colocar em uma vasilha de barro forrada com folhas de mamona, bananas da terra cortadas em rodelas e ligeiramente fritas em óleo branco, depois polvilhar com canela em pó, colocando por cima o pirão anteriormente apurado.

KUDIA NZAMBIRI IA KITEMBU/NTEMBU
(Comida Sagrada de Kitembu)
NOME DO PRATO: DIHANGUA NI KANJELE
Cozinhar uma abóbora vermelha, abri-la por cima e retirar ramas e sementes.
Recheá-la com camarões secos cozidos em água temperada com folhas de louro, hortelã e coentro. Depois refogar em azeite de dendê juntamente com castanhas de caju, amendoim, cebola batida e um pouco de vinho tinto.
Servir em vasilha de barro, forrada com folhas de mamona branca e cipó chumbo.

KUDIA NZAMBIRI IA HONGOLO
(Comida Sagrada de Hongolo)
NOME DO PRATO: MBONZO
Cozinhar batatas doce em rodelas não muito finas, temperando durante o cozimento com canela em casca, cravos e uma pitada de pimenta da costa em pó e pó de aridan.
Escorrer e seca-las bem, depois fritar as rodelas de batatas doce em azeite de dendê e servi-las em travessa de barro ou em uma cabaça cortada ao meio, forrada com folhas de mamona branca ou guaco, podendo acrescentar ainda um pouco de melado de cana.

KUDIA NZAMBIRI IA ZUMBÁ
(Comida Sagrada de Zumbá)
NOME DO PRATO: DOVLÓ
Prato feito com feijão fradinho cozido em água e sal, temperado com folhas de salsa e funcho. Depois retirar as peles dos feijões, os mesmos serão refogados com azeite de dendê e camarões, acrescenta-se carne cozida de peixe de água doce.
São colocadas pequenas porções em folhas de taioba que depois serão recozidas em banho Maria.
Colocar em vasilha de barro forrada com folhas de taioba.

KUDIA NZAMBIRI IA NVUNJI
(Comida Sagrada de Nvunji)
NOME DO PRATO: KIVÚDIA
Prato feito com quiabos cortados ao longo em cruz, refogados com azeite de dendê, cebola, folhas de mostarda, camarões, água e sal. Depois de quase pronto, acrescenta-se amendoim e castanha de caju.
Servir em vasilha de barro forrada com folhas de laranjeira (muxi-mindéle).

KUDIA NZAMBIRI IA KAIANGO/MATAMBA
(Comida Sagrada de Kaiango/Matamba)
NOME DO PRATO: MAKANZA
Bolo feito com massa de feijão fradinho, cebola (lúmbua), farinha de camarão (kazeia makosa), sendo acrescentados camarões secos fritos no azeite de dendê (maji ndende) bem quente.
Depois de esfriar servir em vasilha de barro forrado com folha de banana.

KUDIA NZAMBIRI IA DANDALUNDA/NDANDA
(Comida Sagrada de Dandalunda/Ndanda)
NOME DO PRATO: DIKENDE
Massa de feijão fradinho temperada com ervas aromáticas, cebola ralada, camarões secos e gengibre ralado.
Enrolar em folhas de bananeira e cozinhar ao vapor da água.
Servir em uma cabaça cortada ao meio e forrada com erva de Santa Maria (kixiriximba)

KUDIA NZAMBIRI IA KUKUETU//SAMBA KALUNGA
(Comida Sagrada de Kukuetu//Samba Kalunga).
NOME DO PRATO: KUBA LUMUKA
Prato com arroz cozido com cebola e camarões, temperado com azeite de dendê e coentro, tendo por cima uma tainha frita no azeite de dendê ou simplesmente cozida.
Servir em prato de barro forrado com folhas de colônia ( kididi kiá utunge).

KUDIA NZAMBIRI IA LEMBÁ DIA NGANGA
(Comida Sagrada de Lembá dia Nganga)
NOME DO PRATO: MATETE
Prato feito com milho branco bem cozido em um chá forte de erva doce e canela em casca com leite de coco e açúcar, mexendo-se bem até formar uma massa consistente.
Enfeitar com coco ralado e servir em uma cabaça cortada ao meio forrada com folhas do algodoeiro (mujinha).


GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE AS COMIDAS SAGRADAS!

Algumas pessoas acreditam que quando ofertamos uma comida para uma determinada Divindade, seja Nkisi/Mukixi (Angola ou Kongo Angola–Bantu) ou Orisá (Nagô Yorubá–Ketu), essas Divindades vêm de alguma forma para saborearem essa comida. Na verdade é tudo uma questão energética.
A terra e a água são fontes de pura energia, para nós são as próprias Divindades...... são delas que vêm os alimentos, que também são energias.......essas energias (alimentos), são levados ao fogo (que também é um elemento energético).
Os alimentos em contato com o calor do fogo, juntamente com os temperos que são acrescentados, fazem com que ocorra uma fusão energética.
Essa energia exalada em forma de aroma (cheiro, odor) junto com as cantigas (MIMBU - plural de MUIMBU) e as rezas (DIAMBU - SING. MAMBU), que também são energias, que vêm em forma de pensamentos e palavras que saem para o espaço energético através da boca..... ligam o alimento ofertado com a Divindade à quem estamos agradando e agradecendo, fazendo com que nossos pedidos se misturem à essas energias, que se propagam no universo energético, que fatalmente nos devolverá em forma de êxitos.

Moxi Kione kandandu!
Tata Kiretauã