domingo, 17 de maio de 2020

Reflexão sobre Dogmas do Candomblé/Umbanda....

Olá, pessoal! Acredito que devamos ter o entendimento da situação que estamos vivendo nesse momento, de forma clara e objetiva, aproveitando da melhor forma possível para fazermos uma análise profunda e individual de nossos sentimentos, ações e pensamentos, para que possamos enxergar os nossos erros/falhas e assim sendo, tentar nos tornar pessoas melhores em todos os seguimentos de nossas vidas, inclusive no religioso, para qual direciono esse texto!

Não tenho a intenção da crítica, mesmo porque, não cito nomes, mas sim, a intenção de um pedido de reflexão!

Tentarei esclarecer algumas questões religiosas, não porque eu seja o dono da verdade ou simplesmente porque quero que seja assim, mas porque É assim e Explico o porque!

TODAS as religiões do mundo, são alicerçadas em suas tradições, em seus dogmas, em seus costumes, em seus preceitos, sejam eles criados por seus antepassados, sejam eles criados por Deus, por Cristo, por Buda, por Moisés, por Alá, por Maomé, por Allan Kardec, pelos primeiros homens que habitaram a terra ou por forças invisíveis energéticas sagradas ou espirituais!

Gostaria de falar, diretamente para alguns chefes de terreiros da Umbanda, em especial para os que NÃO aceitam a simplicidade, a humildade de seus cultos e querem a todo custo praticar rituais e cultos que não sabem nem o porque e nem o significado dos mesmos, mas os praticam por motivos variados, menos o da verdade! São situações que não fazem parte da verdadeira Umbanda, mas observaram alguém fazer em uma casa de Candomblé ou simplesmente criam/inventam situações, para obterem vantagens pessoais e sem nenhum tipo de constrangimento, os implantam de forma descarada em seus cultos, apenas para mostrarem que são sábios, que possuem conhecimentos e no entanto, estão apenas enganando os leigos que os seguem e também, em seus próprios sentimentos, tentam convencer a si mesmos, que podem tudo, que são imunes a qualquer tipo de cobrança do sagrado, demonstrando um ego e uma arrogância monstruosa e muitas vezes, até mesmo a falta de caráter, desviando-se totalmente dos caminhos verdadeiros da Umbanda, que acredito piamente, estão alicerçados na simplicidade, humildade, verdade, amor e fé! O mundo está passando por muitas mudanças, mudanças necessárias, pois nada é por acaso e acredito que essas mudanças estão de fato ocorrendo, justamente por causa da vaidade, do ego, das mentiras, da falta de respeito, das diferenças sociais, dos falsos profetas, das enganações, dos que se aproveitam para tirar vantagens das dificuldades das pessoas, dos que possuem mal caráter, pela falta de amor, falta de gratidão, falta de fé e tantas outras questões negativas que hoje se tornaram normais e comuns nos sentimentos e na essência de muitos!
O “mal” está ocorrendo, para que justamente, os homens se tornem seres humanos melhores, mas infelizmente, muitos ainda não conseguiram enxergar a realidade e estão perdendo a grande oportunidade dada pelo Criador e as leis da criação do universo, para evoluírem... Talvez, quando sentirem a dor em seus próprios núcleos familiares, despertarão para fazerem as mudanças necessárias de seus sentimentos e ações!

Falando sobre as realidades das religiões e mais especificamente sobre o Candomblé (religião que faz parte da minha vida) com relação a Umbanda!!
Falo sobre misturas, do desrespeito de copiar rituais e cultos de uma religião e simplesmente implantar em outra religião, muitas vezes sem saber o porque e para que daquele ritual, como ele foi preparado antes de ser colocado a mostra! Tudo tem um porque e não basta apenas achar bonito e copiar feito papagaio no arame!

Algumas religiões, existem a mais de 9.000 anos, outras a mais de 5.000 anos, outras a mais de 2.000 anos e outras a mais de 100 anos, não importa, o que realmente importa, é ter o respeito pelas leis e tradições de cada uma delas, respeitando as diferenças, que são de suma importância, pois todas as religiões possuem seus encantos, todas as religiões são boas, desde que sejam praticadas com verdade, seguindo suas essências e não as essências de outras; isso para mim é falta de caráter e honestidade... É enganar as pessoas que seguem o que vc pratica; é não ter identidade; é viver na mentira, praticando situação sem ter o verdadeiro conhecimento da essência desse ou daquele ritual!

Vamos lá: A iniciação para as Divindades de origens africanas, sejam elas Nkisi/Mukixi, Òrisá ou Vodun, são rituais do Candomblé e não da Umbanda!

Kudia Mutue ou Bori, são rituais das nações do Candomblé e NÃO da Umbanda!

Jogo de Búzios ou Opelê, são jogos adivinhatórios das tradições do Candomblé e Ifá e NÃO pertencem à Umbanda!

A Mpemba preparada com seus elementos naturais em forma de pó e assoprada nos cultos e rituais pertence ao Candomblé e NÃO a Umbanda! Na Umbanda se usa uma espécie de giz, que possuem várias cores, que não sei porque, também é chamado de “Pemba” (da língua Kimbundu dos povos angolanos). A mesma possui a aparência de uma “pedra”, onde é usada geralmente, para riscar os pontos dos Guias espirituais!

Assentamentos (kunda, Ibá) das Divindades é um fundamento/ritual das nações de Candomblé, NÃO pertencem a Umbanda!

O sagrado sacrifício, é um ritual de extrema importância das nações de Candomblé, NÃO pertence a Umbanda!

O ato de louvar e agradecer através do Makó, Tunda ou Paó, com seu número de batidas de palmas específicas e os seus significados, pertencem as nações do Candomblé e NÃO da Umbanda; Infelizmente, assisti um vídeo de pessoas umbandistas fazendo o sinal da cruz e depois dando o Makó/Paó... Além desses atos não serem condizentes (sinal da cruz e Makó/Paó), pois se tratam de religiões totalmente diferentes; o Makó/Paó, foi colocado sem motivo algum, sem seguir tradição umbandista alguma.... Fazer do nada, fazer por fazer, mesmo sem saber o significado, apenas fazendo porque viu alguém do Candomblé fazer! Absurdo...

Kusaka, Ebó/Sacudimento, são rituais do Candomblé e NÃO da Umbanda... Infelizmente, tem umbandista fazendo porque é igual a um papagaio, viu alguém fazer e simplesmente copia, apenas para tentar mostrar a outras pessoas, "que é o dono do conhecimento" e o pior, não se importando com a pessoa que esta ali, sendo submetida a esse ritual, sendo manipulado por uma pessoa sem os conhecimentos necessários, sem o preparo necessário e sem autorização do sagrado!

Hongolo e Osumarê, são Divindades ligadas ao Arco-íris e NÃO ao Cemitério, conforme alguns da Umbanda querem que seja; São ENERGIAS de culto e tradições das nações do Candomblé e NÃO da Umbanda.... E quando querem cultuar o que não sabem, pois não possuem o conhecimento do culto, até a essência da Divindade é trocada por eles, sendo que uma energia ligada ao Arco-íris, se torna na concepção dos mesmos, uma energia do cemitério.

Os Minkisi e Akixi Nsumbu, Kavungu, kingongo, Ntoto uá Zaba e outros, como também o Orisá Obaluwaye ou os Vodun Nanã/Omolu, são Divindades (Energias sagradas), ligadas a mãe terra, que nos dá o alicerce para caminharmos, que nos dá os alimentos sagrados, que nos dá as folhas e ervas sagradas, que nos trazem os remédios que necessitamos e nos dá a vida e etc. Ao contrário que muitos acreditam, essas forças sagradas NÃO estão ligadas a cemitérios. Aliás, tem alguns por aí, que adoram um cemitério, pois é impressionante, as ligações que fazem do mesmo com o sagrado. Para eles, tudo é cemitério e amam dizer que os Orisá (Orixás) fulano e Beltrano, são do cemitério. Tudo é cemitério, tudo é Cruzeiro da Almas no cemitério.... Parem com isso, quem gosta de cemitério é defunto! O nosso sagrado são as energias das Divindades, pois representam a VIDA e não morte! Cultuamos nossas Divindades em lugares VIVOS da natureza, onde existem água limpa, matas e folhas verdes, terra viva que gera/brota e não cemitério, que é um lugar repleto de energias pesadas e negativas, como lamentos, choros, tristezas, magoas e arrependimentos, um lugar preparado para receber o que não tem vida, que irá apodrecer e acabar, lugar de fim e não de começo ou renovação, onde o espírito e os sentimentos daqueles que deixaram a matéria, já estão bem longe daquele local! Também, costumo ouvir pessoas ligando Entidades de muita luz, pureza e paz, aos cemitérios, não vejo sentido, porém não entrarei nesse mérito pois não pertence a religião que prático (Candomblé).

Divindades, energias da natureza e do universo, só tomam a cabeça dos filhos que são iniciados para elas! Quando a pessoa não é iniciada, a energia ao se manifestar, acaba derrubando essa pessoa não iniciada no chão e a mesma entra num processo parecido com um desmaio, onde perde a consciência e a cor, fica gelada e muitas vezes com os lábios roxeados. Esse fenômeno é chamado popularmente de “Bolar no Santo”; Portanto, na Umbanda NÃO se vira ou se é tomado/incorporação pela Divindade e sim, por entidades e guias espirituais; Que são grandiosos e de suma importância, porém não são Divindades das nações do Candomblé!

Apesar de não ser Católico ou Cristão, também assisti alguns vídeos, onde algumas pessoas que se dizem seguidoras da Umbanda, rezam um “Pai Nosso” diferente da oração do Pai Nosso original dos Cristãos! Particularmente, mesmo não sendo Católico conforme disse acima, acho um verdadeiro absurdo e falta de respeito com os Católicos/Cristãos; essa oração (conforme a Bíblia dos cristãos), foi ensinada/passada pelo próprio Cristo aos Cristãos. PERGUNTO: Será que tem alguém encarnado, com mais sabedoria que o próprio Jesus Cristo, para alterar/mudar o que Cristo deixou e ensinou para os seus seguidores? Em minha opinião, se trata apenas de pura falta de respeito e arrogância, tanto de quem alterou/mudou, quanto também dos que ficam igual a “papagaio no arame”, apenas escutando um absurdo desse, para depois repetirem e assim, propagam essas invenções de muito mau gosto e desrespeito! Infelizmente....

Peço ao sagrado que ajude essas pessoas a refletirem, e que as mesmas consigam o entendimento do que praticam e assim, entendam que o que importa realmente é o amor, a fé, a verdade e a gratidão.... Não precisam copiar nada de outras religiões, pois a simplicidade é que movimenta todas as forças energéticas sagradas de qualquer uma das religiões do planeta!

Agora, se não se sentem completos na religião que seguem, façam a coisa certa; procurem uma nação de Candomblé, e se for da vontade de sua Divindade, busquem a iniciação.... Tenham humildade, devoção e paciência, para que aguardem o tempo necessário, e assim poderem ter os direitos a prática dos rituais que hoje teimam em fazer de forma equivocada e sem terem esse direito de fato, conforme os preceitos da própria religião (Candomblé), que tanto querem copiar!

A vida é feita de escolhas, cada um faz as suas, através do seu Livre Arbítrio e cada um é responsável para colher o que planta... Sejam felizes em suas escolhas e colheitas!

Abraços à todos...

2 comentários:

Antonio Rabello disse...

Makuiú. Parabéns pelo artigo é realmente muito real e seria muito interessante a meu ver o desenvolvimento dessa diferenciação entre o que é sincretismo nascido da cultura por uma via Sagrada e o outro aspecto tão comum hoje do "invencionismo exibicionista" desculpe pelo termo.....

Anônimo disse...

Top