segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ENTENDIMENTO REFERENTE AS DIVINDADES KONGO ANGOLA - ANGOLA.

Acredito que para nós que cultuamos Minkisi e Akixi (Plural de Nkisi e Minkixi), seja mais difícil/complicado poder transmitir para as pessoas e principalmente aos leigos, quem são e como são nossas Divindades!
Os Orisá/Orixás de origem Nagô, são exaustivamente falados e conhecidos, com acessos explicativos fáceis de encontrar em vários canais, onde suas histórias e lendas são divulgadas sem restrições, já os de origem Bantu/Bantus, por seus próprios costumes e personalidade desses antigos povos, pois são bem mais fechados quando se trata de seus cultos religiosos, se tornou muito mais difícil o entendimento. Tentarei passar um pouco mais da visão e da forma de como enxergamos e cultuamos as nossas Divindades....

Quando falo da dificuldade de entendimento é porque geralmente as pessoas possuem dificuldades para entender e diferenciar que os nossos Minkisi e Akixi, não são pessoas que viveram na terra em algum período da humanidade e depois do desencarne se transformaram em Santos ou Deuses, que não são espíritos ou entidades de luz e que também não possuíram e não possuem forma ou imagem para serem adorados. Creio que esse tipo de visão e crença, está ligada diretamente à outras nações e religiões, como por exemplo os Nagô/Yorubás, que acreditam que seus Orisá/Orixás tiveram vida em terra e por seus atos grandiosos quando humanos se transformaram em Deuses, também os Católicos e os Gregos possuem crenças parecidas, pois para os mesmos, os seus Santos e Deuses foram homens que viveram na terra e por suas boas ações se transformaram em SANTOS/DEUSES após suas mortes.

Para nós das nações Kongo Angola e Angola, acreditamos e cultuamos as energias do universo, do planeta e da natureza viva.
Acreditamos que tudo é energia e que essas energias são a base e o alicerce do planeta e de todo universo, vindas em frações/fragmentos de uma energia grandiosa e infinita (DEUS - NZAMBI MPUNGU) e que essa infinita energia, tudo criou!

Primeiro tudo era água, depois surgiu a terra juntamente com as bactérias que deram origem à vida, primeiro a flora e depois a fauna e bilhões de anos depois surgiu o homem, num processo evolutivo do animal,  numa engrenagem perfeita criada por Deus, onde tudo evolui, apenas a natureza continua da mesma forma conforme foi criada por Deus, pois o mesmo ar criado a bilhões de anos atrás continua o mesmo, a terra e a água de bilhões de anos continuam as mesmas, as chuvas, as folhas, o raio, o trovão, os ventos, os oceanos, o sol, a lua e etc.... são os mesmos desde suas criações, POIS SÃO PERFEITOS E NÃO PRECISAM EVOLUIR, são a ESSÊNCIA de Deus em nosso planeta, são as primeiras criações e são o alicerce do planeta..... O homem constrói coisas incríveis, armas e máquinas de muito poder, mas quando se trata da natureza, de conter uma tempestade, ou um ciclone ou oceano em fúria (Tissunami), com certeza é melhor correr, pois essa força bruta da natureza e esse poder incalculável que tudo pode, é Deus!!! E contra esse poder, apenas as orações e torcer pela misericórdia do criador.

Nossas Divindades são essas energias..... Quando falamos de NDANDALUNDA, estamos falando da força energética que vem da água, que nos fortalece, nos purifica e nos dá a vida, pois água é VIDA!
Essas águas estão no planeta e na natureza viva de várias formas e condições! Exemplo: Águas calmas e barrentas, águas cristalinas, nascente de águas, águas em corredeiras, águas fortes e revoltas, águas turvas, águas em cascatas, águas profundas e rasas, enfim cada uma dessas formas representam a atuação de uma Divindade única e individual em seu campo de atuação, tendo sua função específica na natureza e no planeta. Quando falo de NZAZI, falo da energia que é liberada pela RAIO e desce com seu risco energético dos céus em direção a terra e à ela se ligando, porém quando falo de LUANGO, falo da claridade liberada pelo raio e que sobe clareando os céus com sua luz branca.

Apesar de serem únicas e individuais, toda natureza está interligada pela perfeita criação de Deus, e a mesma nos mostra a todos os instantes através de seus exemplos perfeitos, que nada ou ninguém consegue alcançar a sua plenitude sozinho, sendo egoísta ou supondo ser auto suficiente e poderoso.
A terra precisa da água para ter vida, a água precisa da terra para lhe servir de abrigo, a tempestade precisa do vento e o raio precisa do trovão, o sol e a lua em períodos diferentes foram criados por Deus para trazerem a luz e etc....

Espero ter colaborado para um entendimento melhor referente as nossas Divindades...

Njila Kiambote!

Tat'etu Kiretaua.

6 comentários:

Anônimo disse...

A benção Tata..excelente explicação ..e mais a vez a natureza nos mostra que devemos ser humildes sempre.....

Unknown disse...

Perfeito. Maku iu,boa noite

Unknown disse...

Melhor explicação não há, makuiu tata,cultuar oque faz parte de nós,com melhor entendimento a essa energia magnífica, Npembele Angola! KIUA MAMETU MUKUÁ ITA MATAMBA!

Unknown disse...

Melhor explicação não há, makuiu tata,cultuar oque faz parte de nós,com melhor entendimento a essa energia magnífica, Npembele Angola! KIUA MAMETU MUKUÁ ITA MATAMBA!

klayton silva disse...

Makuiu... Parabéns pelo blog,como posso ter acesso a mais informações?
Klayton_m_s@hotmail.com

Unknown disse...

Muito bom ótimo!!