sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

KITEMBU/NTEMBU.... NZARIA KITEMBU - KITEMBU IO! ( GLÓRIA KITEMBU - KITEMBU DO TEMPO!)

A palavra Kitembu ou Ntembu pode ser traduzida como VENTO EM MOVIMENTO, por este motivo a Divindade que recebe este nome está diretamente ligada às mudanças climáticas, portanto o título de TATA NZARIA (Pai dos Climas).
Está Divindade também é conhecida em algumas regiões de língua Kimbundu pelo nome de ABANGANGA, APANAGANGA, MAVULU, MAVUNGU, NZALÚ, SANGOLE, assim como em regiões do Kongo recebe nomes como MPEVELU, MPEMO, LUVEVUMUKU, MUELA.
Segundo os povos de língua Kimbundu, essa Divindade está ligada ao cultivo de inúmeras plantações, proporcionando condições favoráveis para a semeadura e colheita.
Age influenciando nas direções dos ventos, nas marés, no controle das chuvas, nas mudanças climáticas, em especial nas abruptas, de modo que os plantios são sempre feitos após consultar essa Divindade, que de certo modo atua na subsistência alimentar tribal, razão pela qual muitos aqui no Brasil, lhe atribuem erroneamente o nobre títulos de Rei da Mbutu (nação) Angola.
É a Divindade da vida, do crescimento e da evolução.
Kitembu/Ntembu é o grande pai dos povos Bantu, é homenageado em todas as Jinzo (casas) da nação Angola, com um mastro bem alto, com uma bandeira branca na ponta, simbolizando a Mpemba, que quando balança como o vento, indica a direção que os povos Bantu devem seguir. CONSIDERADO O GRANDE PAI (TATA) e NÃO O REI (SOBÁ), como muitos no Brasil afirmam!
Kitembu atua sobre as funções digestivas e respiratórias dos seres humanos.

Nas questões relacionadas ao uso da BANDEIRA BRANCA, muda de raiz para raiz..... Assim sendo, algumas fazem o uso da mesma, outras não!

Segundo conceitos Bantu, essa Divindade rege as quatro estações do ano:

VERÃO..............NTEMBU MURINGANGA
OUTONO..........NTEMBU APANANGA
INVERNO.........NTEMBU MAUÍLA
PRIMAVERA....NTEMBU MUÍLU


TRECHO DA MATÉRIA QUE ESCREVI PARA A REVISTA ORIXÁS, EDIÇÃO DE NR° 13.

5 comentários:

Anônimo disse...

xenu Makuiu Tata!
Tenho muita admiração por Kitembu e por Lembadiaganga. Pelos seus fundamentos em geral. Estou fazendo um estudo sobre essas mahamba e se possivel, gostaria que me enviasse algumas informações referente a seus fundamentos.
Desde ja Nzambe ua kuatesá!
Mutaruessy de Teleku Mpensu

JoaoCRLM disse...

Dentro da minha CRENÇA e da minha COMPREENSÂO ele é bem mais que isso, ele é a própria MUDANÇA em sí, sem TEMPO nada EXISTE, mas sem nada o TEMPO pode existir.

TEnho ele como meu NKISI desde antes de meu sacerdote ter jogado e ter ido busca-lo debaixo das folhas.

Sou Grato hj por isso e ele REGE minha VIDA, minha CASA e minha Seara de caridade com afinco e plenitude...

Grato e paarbens pelo EXCELENTE conteúdo no seu blogue...

Abraços que Kitembo te edifique e NDandalunda te multiplique.

Tata Kiretauã disse...

Grato Mano!

Abraços

Ogan Dandyell de tempo disse...

Parabéns pelo trabalho. ..
Muito axe a tds.
Makuyu.

Ogan Dandyell de tempo disse...

Parabéns pelo trabalho. ..
Muito axe a tds.
Makuyu.