sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DIVINDADE NDANDALUNDA - NENGUÁ MAZA MAZENZA

NDANDALUNDA//DANDALUNDA
Divindade ligada as tartarugas e peixes de águas doces, representa o encontro das águas entre dois rios, o que muitas vezes causa o fenômeno chamado de POROROCA.
Ndandalunda em algumas regiões Bantu de língua Kikongo, é conhecida por ter forte ligação com a lua e sua influência no ser humano com suas fases (nova, cheia, crescente, minguante).
Essa Divindade é muito comparada erroneamente com o Orisá Osún dos povos Yorubá.

Nas culturas religiosas dos povos Bantu, existem Divindades com características semelhantes, mas de procedências distintas, Congolesas e Angolanas.
O nome Ndanda e/ou Danda se origina de uma raiz (DANDÁ DA COSTA), a palavra Ndanda do Kimbundu, significa "PLANTA DA QUAL SE FAZ ESTEIRA", seriam Divindades de origem Angolana da aldeia de Lunda, porém Divindades que atuam no mesmo campo da natureza, mas que são oriundas das terras do kongo, são chamadas de NDANDALUNDA.
O termo DANDA na língua Kikongo, significa BANHAR..

No culto Bantu no Brasil, as Divindades pertencem a um mesmo "clã familiar", porém são distintas em seus campos de atuações e ao contrário do que muitos imaginam, Ndandalunda não representa toda água doce do planeta. Existem outras Divindades distintas do mesmo clã familiar, que correspondem a essa representação da natureza.
Ndandalunda exerce fortes influências nas gestações dos animais e dos humanos, apenas na fase de gestação, pois a procriação e fertilidade pertencem a Divindade Lembá.

Suas filhas geralmente são pessoas de baixa estatura e perfeitas para ocuparem o cargo denominado de KOTA RIFULA, cozinheiras das comidas sagradas (Makuria Nzambiri), dentro das casas de culto Bantu, por terem grande facilidade e talento para cozinhar.
Suas aparências gentis, doces e frágeis, escondem uma forma metódica e explosiva em seus comportamentos quando provocadas.

NDANDA LUNDA ........ Atua no equilíbrio das funções endócrinas dos seres humanos.
Uma de suas saudações: KIUÁ NENGUA KUABEKO AMAZI!

Nenhum comentário: