sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

KAIANGO//MATAMBA//BAMBULU SENA MVULA.....





KAIANGO//MATAMBA//BAMBULU SENA MVULA

Apesar de serem Divindades que consideramos da mesma família, são distintas e únicas, com seus campos de atuação diferenciados na natureza, planeta e universo..... Muitos não conhecem essas diferenças e as cultuam sempre da mesma forma e jeito!

BAMBULU SENA MVULA, dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo Angola, essa Divindade recebe na maioria das regiões onde tem seu culto (MUSAMBU) a designação honorífica de MAM'ETU MUNJINDA, que quer dizer NOSSA MÃE DAS TEMPESTADES, em razão de estar implicitamente ligada aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos que estão associados a DIVINDADE NZAZI - SENHOR DOS RAIOS E TROVÕES, com isso para que esses fenômenos naturais das tempestades ocorram, a união na atmosfera dessas Divindades (BAMBULU SENA MVULA e NZAZI) ocorre normalmente.
Realmente existe ligação, pois o campo de atuação dessas Divindades na divina natureza caminham juntos na atmosfera, ou seja, a Divindade BAMBULU SENA MVULA como seu próprio nome diz, é a chuvas e os ventos do céu, que ocasionam as tempestades e Nzazi, os raios e trovões.
Bambulu Sena Mvulu carrega o LEQUE/ABANO (KUBUKA) que simboliza os ventos e como consequência as chuvas e tempestades.

Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, está associada a Divindade Ntoto uá Zaba, pois a mesma possui ligação direta com Nvumbi (espírito de morto), pois o corpo (Mukutu) é devolvido a terra. A mesma carrega o chicote de rabo de cavalo (MUKILA) - KETU = IRUEXIM.

A Divindade MATAMBA, essa carrega a espada (KINJANGU) pois tem a ver com a guerra e o fogo (TUBIA) diretamente!! Também para alguns povos de origem Bantu, possui o crédito de ter participação na criação do mundo, quando tudo era fogo em brasas e depois se fez a união com BAMBULU SENA MVULA,  trazendo o resfriamento através dos ventos e a transformação para o estado sólido.
Matamba é comparada erroneamente ao Orisá Iansã dos Nagô/Yorubá.
Essa Divindade age de maneira incisiva nas cordas vocais dos seres humanos.

Njila Kiambote...

14 comentários:

Carolina disse...

linda definiçao de minha mãe!

Tata Kiretauã disse...

Ntondele!
(Obrigado!)

Fique à vontade no blog.....
Ndandu

Carolina disse...

OLá
A sua benção Tata
Estou buscando uma relação entre Matamba e Kitembu,existe?

Tata Kiretauã disse...

Olá irmã Karolina!

Nkosi lhe abençõe....sua benção..
Me envie seu e-mail por gentileza!
Abraços

rose disse...

olá gostaria de saber algo sobre o nkice bamburussema, se vc puder me enviar lhe agradeço desde já

Tata Kiretauã disse...

Olá Rose.....
Deixe um endereço para que eu possa enviar algo para vc, ok!
Obrigado pela presença!
Abraços

Bruno disse...

MAKUIU , TÁTA KIAME KIRETAUÃ,MINHA DIGINA É KATUNIRÊ SOU MONA KIA NKOSI SOU TÁTA NGIMBE , ESTOU PROCURANDO UMA FORMA DE ME APURAR , FICAREI HONRRADO COM SUA AJUDA , PODERIA ME AJUDAR ?

Tata Kiretauã disse...

Xénu Tata Katunirê!

Se eu puder colaborar com vc, o farei sem problemas...
Meu e-mail: tatetokiretauangola@hotmail.com

Moxi kione Kandandu!

Taty disse...

Makuiu Tata!!!
Uma das definicoes mais completas sobre minha mae, fui iniciada a pouco tempo, tiro tds as duvidas com meu Tata porem sempre procuro me aprimorar mais...me add no orkut para que possamos trocar conhecimentos ok....Bjuxxx de Mona Kimanvula.
thaisdimoura@bol.com.br

Anônimo disse...

Caro, estou pesquisando sobre a poética oral em um quilombo onde há uma relação de proximidade entre [bantu/ketu]. diante da dificuldade de acesso aos dicionários kibundo, kikongo, peço a vossa ajuda, link, acesso

Ronald Cosmo disse...

Macuiu Tata Kiretauã. O senho poderia falar um pouco sobre Karamose e Katalambo. Tenho muita dificuldades para encontrar algum material que fale sobre esses Minkisi. Macuiu Sakirila.

Ronald Cosmo disse...

Macuiu Tata Kiretauã. O senho poderia falar um pouco sobre Karamose e Katalambo. Tenho muita dificuldades para encontrar algum material que fale sobre esses Minkisi. Macuiu Sakirila.

Unknown disse...

Makuiu Tata Kiretauã. Ingorossi gostaria de saber mais sobre Onira(Janjacalunga) se puder me passar alguns conhecimentos serei grata Nzambi Waquatesá meu email é moremyaira.contabil@gmail.com

Luiz Carlos Freitas disse...

Meu nome é Luiz Carlos!
Boa tarde, gostaria de receber mais informações sobre o nkisi katalambo nguzo? Desde já obrifado!