domingo, 14 de dezembro de 2008

NKISI NKOSI - LUNA KUBANGA MUETO - NKOSI Ê! = AQUELE QUE BRIGA (GUERREIA) POR NÓS!



NKOSI = LEÃO

Nkisi Nkosi, Divindade Bantu de origem Kongo, é comparado erroneamente ao Orisá Ogum dos Nagô Yorubá.
Nkosi =Leão - na língua kikongo dos povos Bakongo (plural de Kongo).
Divindade com seus campos de atuação na natureza e universo, ligados a agricultura, pastorear animais, as estradas e caminhos, no sentido de abrir, andar para frente, ir em frente e também é muito admirado e louvado por sua coragem, por defender seus filhos e os fracos e indefesos.
No culto e tradição religiosa dos povos Bantu, nossas Divindades são únicas e independentes, não existindo raças e nem qualidades, por isso temos Divindades ligadas às situações citadas acima (agricultura, pastorear, caminhos, coragem, batalhas, a forjar e etc....) cada uma ocupando seu espaço individual na natureza...
Nkosi....Aquele que guerreia (briga) por nós, por seus filhos, pois traz consigo a nobreza da defesa, de defender os indefesos através de sua coragem!
Na língua Kimbundu (dos Angolanos), Divindade é chamada de Mukixi/Mukisi (plural - AKIXI) e para os angolanos, a Divindade semelhante ao Nkisi Nkosi (dos Congoleses), é conhecida, chamada e cultuada, pelo nome de "Hoxi ou Hoji", que também significa "Leão" (do Kimbundu).
Hoxi ou Hoji, é conhecido em África Bantu pelos nativos Angolanos como " o leão devorador de almas".... Divindade temida por muitos nativos Angolanos!
No culto de origem Bantu, quando um filho (mona ou muana) é confirmado (Kundula) para o cargo de kambondo e recebe o nobre título de Tata Pokó (pai da faca) aqui no Brasil, e se sua cabeça (mutuê) pertencer à Nkosi ou Hoxi, DEPENDENDO DA RAIZ, ele realmente fará jus ao seu título, será uma referência na casa (inzo) à qual pertence, pois Nkosi ou Hoxi são os donos das armas de corte e ferramentas agrícolas como: faca, facão, foice, enxada, pá, tesoura, punhal, navalha e etc...
Nas casas (jinzo) religiosas das nações Kongo Angola e/ou Angola, a casa (inzo) de Nkosi ou de Hoxi, onde se cultuam seus assentamentos (kunda), são exclusivas para eles, uma vez que esses Minkisi e/ou Akixi, não admitem dividir suas casas com outras Divindades!
O campo de atuação dessas Divindades no corpo físico e na natureza humana é o plexo solar, nos desejos, emoções e raciocínio.
OBS: A forma de culto postada nesse texto, muda de raiz para raiz, pois falo de uma forma geral dos cultos Bantu à essas Divindades, não separando por tradições das casas ou raízes em nosso país.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela explicação!