KAIANGO//MATAMBA//BAMBULU SENA MVULA
Apesar de serem Divindades que consideramos da mesma família, são distintas e únicas, com seus campos de atuação diferenciados na natureza, planeta e universo..... Muitos não conhecem essas diferenças e as cultuam sempre da mesma forma e jeito!
BAMBULU SENA MVULA, dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo Angola, essa Divindade recebe na maioria das regiões onde tem seu culto (MUSAMBU) a designação honorífica de MAM'ETU MUNJINDA, que quer dizer NOSSA MÃE DAS TEMPESTADES, em razão de estar implicitamente ligada aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos que estão associados a DIVINDADE NZAZI - SENHOR DOS RAIOS E TROVÕES, com isso para que esses fenômenos naturais das tempestades ocorram, a união na atmosfera dessas Divindades (BAMBULU SENA MVULA e NZAZI) ocorre normalmente.
Realmente existe ligação, pois o campo de atuação dessas Divindades na divina natureza caminham juntos na atmosfera, ou seja, a Divindade BAMBULU SENA MVULA como seu próprio nome diz, é a chuvas e os ventos do céu, que ocasionam as tempestades e Nzazi, os raios e trovões.
Bambulu Sena Mvulu carrega o LEQUE/ABANO (KUBUKA) que simboliza os ventos e como consequência as chuvas e tempestades.
Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, está associada a Divindade Ntoto uá Zaba, pois a mesma possui ligação direta com Nvumbi (espírito de morto), pois o corpo (Mukutu) é devolvido a terra. A mesma carrega o chicote de rabo de cavalo (MUKILA) - KETU = IRUEXIM.
A Divindade MATAMBA, essa carrega a espada (KINJANGU) pois tem a ver com a guerra e o fogo (TUBIA) diretamente!! Também para alguns povos de origem Bantu, possui o crédito de ter participação na criação do mundo, quando tudo era fogo em brasas e depois se fez a união com BAMBULU SENA MVULA, trazendo o resfriamento através dos ventos e a transformação para o estado sólido.
Matamba é comparada erroneamente ao Orisá Iansã dos Nagô/Yorubá.
Essa Divindade age de maneira incisiva nas cordas vocais dos seres humanos.
Apesar de serem Divindades que consideramos da mesma família, são distintas e únicas, com seus campos de atuação diferenciados na natureza, planeta e universo..... Muitos não conhecem essas diferenças e as cultuam sempre da mesma forma e jeito!
BAMBULU SENA MVULA, dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo Angola, essa Divindade recebe na maioria das regiões onde tem seu culto (MUSAMBU) a designação honorífica de MAM'ETU MUNJINDA, que quer dizer NOSSA MÃE DAS TEMPESTADES, em razão de estar implicitamente ligada aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos que estão associados a DIVINDADE NZAZI - SENHOR DOS RAIOS E TROVÕES, com isso para que esses fenômenos naturais das tempestades ocorram, a união na atmosfera dessas Divindades (BAMBULU SENA MVULA e NZAZI) ocorre normalmente.
Realmente existe ligação, pois o campo de atuação dessas Divindades na divina natureza caminham juntos na atmosfera, ou seja, a Divindade BAMBULU SENA MVULA como seu próprio nome diz, é a chuvas e os ventos do céu, que ocasionam as tempestades e Nzazi, os raios e trovões.
Bambulu Sena Mvulu carrega o LEQUE/ABANO (KUBUKA) que simboliza os ventos e como consequência as chuvas e tempestades.
Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, está associada a Divindade Ntoto uá Zaba, pois a mesma possui ligação direta com Nvumbi (espírito de morto), pois o corpo (Mukutu) é devolvido a terra. A mesma carrega o chicote de rabo de cavalo (MUKILA) - KETU = IRUEXIM.
A Divindade MATAMBA, essa carrega a espada (KINJANGU) pois tem a ver com a guerra e o fogo (TUBIA) diretamente!! Também para alguns povos de origem Bantu, possui o crédito de ter participação na criação do mundo, quando tudo era fogo em brasas e depois se fez a união com BAMBULU SENA MVULA, trazendo o resfriamento através dos ventos e a transformação para o estado sólido.
Matamba é comparada erroneamente ao Orisá Iansã dos Nagô/Yorubá.
Essa Divindade age de maneira incisiva nas cordas vocais dos seres humanos.
Njila Kiambote...
18 comentários:
linda definiçao de minha mãe!
Ntondele!
(Obrigado!)
Fique à vontade no blog.....
Ndandu
OLá
A sua benção Tata
Estou buscando uma relação entre Matamba e Kitembu,existe?
Olá irmã Karolina!
Nkosi lhe abençõe....sua benção..
Me envie seu e-mail por gentileza!
Abraços
olá gostaria de saber algo sobre o nkice bamburussema, se vc puder me enviar lhe agradeço desde já
Olá Rose.....
Deixe um endereço para que eu possa enviar algo para vc, ok!
Obrigado pela presença!
Abraços
MAKUIU , TÁTA KIAME KIRETAUÃ,MINHA DIGINA É KATUNIRÊ SOU MONA KIA NKOSI SOU TÁTA NGIMBE , ESTOU PROCURANDO UMA FORMA DE ME APURAR , FICAREI HONRRADO COM SUA AJUDA , PODERIA ME AJUDAR ?
Xénu Tata Katunirê!
Se eu puder colaborar com vc, o farei sem problemas...
Meu e-mail: tatetokiretauangola@hotmail.com
Moxi kione Kandandu!
Makuiu Tata!!!
Uma das definicoes mais completas sobre minha mae, fui iniciada a pouco tempo, tiro tds as duvidas com meu Tata porem sempre procuro me aprimorar mais...me add no orkut para que possamos trocar conhecimentos ok....Bjuxxx de Mona Kimanvula.
thaisdimoura@bol.com.br
Caro, estou pesquisando sobre a poética oral em um quilombo onde há uma relação de proximidade entre [bantu/ketu]. diante da dificuldade de acesso aos dicionários kibundo, kikongo, peço a vossa ajuda, link, acesso
Macuiu Tata Kiretauã. O senho poderia falar um pouco sobre Karamose e Katalambo. Tenho muita dificuldades para encontrar algum material que fale sobre esses Minkisi. Macuiu Sakirila.
Macuiu Tata Kiretauã. O senho poderia falar um pouco sobre Karamose e Katalambo. Tenho muita dificuldades para encontrar algum material que fale sobre esses Minkisi. Macuiu Sakirila.
Makuiu Tata Kiretauã. Ingorossi gostaria de saber mais sobre Onira(Janjacalunga) se puder me passar alguns conhecimentos serei grata Nzambi Waquatesá meu email é moremyaira.contabil@gmail.com
Meu nome é Luiz Carlos!
Boa tarde, gostaria de receber mais informações sobre o nkisi katalambo nguzo? Desde já obrifado!
gostaria de saber como se denomina ,oya bagan se assimila a qual caminhos de kaiango
Mukuiu Tata pode me tirar uma dúvida sou feita de orixá Angola sou de matamba com Dandalunda mas não sei qual qualidade sou me disseram q seria kaiango por ser de matamba com Dandalunda vc pode confirma ou tenho q esperar meus 7 pra saber com certeza a qualidade
Sou de oya matamba gostaria de SABER minha digina gratidão
Oyá é uma coisa, Matamba é outra e a digina vc só tem quando é iniciada e a única pessoa que pode te passar isso é a pessoa que lhe iniciar.
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